As três principais demandas da população de Campinas (SP) hoje dizem respeito à saúde, ao transporte público e à segurança – de acordo com o Departamento Orçamento Cidadão – quem faz a ponte entre as petições populares organizadas e a prefeitura (leia abaixo). Atualmente, desígnios “como vagas em creche, que anos atrás figuravam entre as principais necessidades, já estão superados, devido ao superávit de vagas”, afirma o diretor do departamento, Arlindo Dutra.
Ainda de acordo com o diretor, a maior petição “sobre a saúde, hoje, diz respeito à quantidade de médicos”. Já quanto ao transporte, à demora no “desfecho do novo edital”, que se arrasta há anos e que daria conta das melhorias nos ônibus, tidos pela população como velhos e com manutenção deficiente, sujeitos portanto às quebras constantes. Sobre a sensação de insegurança, “reflete a percepção nacional, sobretudo após eventos como os que levaram à megaoperação realizada no Rio de Janeiro”.
Apesar dos gargalos principais, o departamento ainda atua em todas as demandas do município. A assistente social Ivone Crescêncio da Silva Mendonça, pós-graduada em saúde pública, é uma das conselheiras e aponta outras necessidades.
“Vamos trabalhar três temáticas desafiadoras: a questão dos moradores em situação de rua, os desafios dos imigrantes (como os venezuelanos, por exemplo), e a casa de extensão para pacientes pós-alta hospitalar, que estejam em situação de vulnerabilidade. Só no (Complexo Hospitalar) Ouro Verde, temos hoje 18 pessoas que poderiam ir para casa, mas que não têm para onde ir”, declara.
Quanto ao trabalho voluntário, afirma: “estou muito feliz em participar e contribuir na construção das políticas públicas”, diz, invocando a atuação cidadã que exerce.
Orçamento Cidadão
É a participação popular com dois objetivos principais: indicar demandas para o orçamento público e eleger conselheiros que acompanharão a execução dos serviços indicados.
Devido à importância nas melhorias efetivas do município, Dutra convoca toda a população a participar. “O que a gente lamenta é não conseguir ‘chegar’ à cidade toda porque muitas pessoas ainda desconhecem (o departamento)”.
As assembleias deste ano começaram há dois meses e seguem até dezembro. As reuniões são de dois tipos: temáticas, tratando de 18 segmentos, como educação, e regionais, voltadas às necessidades específicas dos bairros, contemplando 19 regiões.
Ambas tratam de demandas estruturais, como a implantação de centros de saúde ou de escolas. Não se referem a solicitações de manutenção, como tapa-buracos ou poda de árvores.
Em suma, “é uma oportunidade para que a população decida onde os recursos municipais deverão ser aplicados e para que acompanhe o andamento das indicações”, informa Dutra. A agenda completa pode ser conferida no site do departamento.
Como participar?
Para participar, basta entrar em contato com o departamento:
WhatsApp: 19 95333-0360
Telefones: (19) 2116-0710 / (19) 2116-0813
E-mail: orcamento.cidadao@campinas.sp.gov.br