São Carlos, conhecida como a Capital Nacional da Tecnologia, recebe o São Carlos Experience 2025 (SCX), de 12 a 16 de novembro.
Representando o prefeito Netto Donato na abertura do evento, o vice-prefeito Roselei Françoso deu início a um dos maiores festivais de inovação do Brasil.
O festival, em sua segunda edição, reúne milhares de pessoas, mais de 200 palestrantes e dezenas de startups. Sua programação diversificada conecta ciência, tecnologia, educação, empreendedorismo, cultura e qualidade de vida.
O vice-prefeito Roselei Françoso destacou, em seu discurso, o orgulho da cidade por sua vocação tecnológica, evidenciada pela concentração de excelência científica. São Carlos abriga instituições de prestígio como USP, UFSCar, IFSP e Embrapa, além de um ecossistema vibrante com mais de 230 startups ativas e um doutor para cada 100 habitantes.
O organizador Daniel Moreira ressaltou que o SCX é a expressão da identidade tecnológica da cidade, buscando reconectar a população com o ecossistema local. A escolha da Praça Coronel Salles como palco principal, com atividades espalhadas por diversos espaços públicos e privados, reforça a proposta de “abrir portas e criar pontes” entre pesquisadores, empreendedores, investidores e quem busca aprender.
O secretário de Cidade Inteligente e Transparência, Mateus de Aquino, reforçou a importância de ocupar espaços públicos com eventos que projetam São Carlos para o Brasil e o mundo, mostrando a capacidade da cidade de gerar conteúdo ligado a talentos e inovação. “São Carlos muda o Estado, muda o país, muda o mundo”, afirmou.
O festival, que tem expectativa de 10 mil participantes, transforma a cidade em um grande centro de convenções a céu aberto.
Um dos pontos altos é o The Developers Conference (TDC), maior encontro de profissionais de tecnologia do país, realizado pela primeira vez no interior, com debates sobre Inteligência Artificial e tecnologias emergentes.
A agenda contempla ainda trilhas temáticas como Agricultura Regenerativa, Carreira e Futuro do Trabalho, Futuro das Cidades, Economia Circular e Sustentabilidade. Experiências complementares, como a Mostra SCX de Cinema, o Talent Land (conexão entre marcas e talentos), o Speed Agro (aproximação entre investidores e startups do agronegócio), e uma exposição em homenagem aos 100 anos da Computação Quântica, completam o evento.