Os cidadãos da Grande São Paulo terão atendimento presencial para a resolução de conflitos durante a XX Semana Nacional da Conciliação, que ocorre de 3 a 7 de novembro. As sessões para o público da região serão realizadas nas sedes das Centrais de Conciliação (Cecons).
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação é um esforço conjunto do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para incentivar a resolução consensual de litígios.
Locais e Temas
Além da Grande São Paulo, os atendimentos presenciais também ocorrerão nas sedes das Cecons e da Central Regional de Conciliação (Cercon) no interior paulista e em Mato Grosso do Sul. Na capital, as sessões serão realizadas no edifício-sede do TRF3 (Avenida Paulista, 1.842).
Ao todo, a Justiça Federal da 3ª Região (JF3R) prevê a realização de 2.420 audiências virtuais ou presenciais durante a Semana. Os temas em pauta incluem:
Contratos Bancários e Expurgos Inflacionários; Questões de Direito Previdenciário; Ações de Recuperação de Crédito e Vícios de Construção; e Processos envolvendo a Caixa Econômica Federal (execução, monitória e carteira comercial).
Destaques e Atendimento à População
As Cecons e Cercon não apenas realizarão audiências, mas também prestarão atendimento direto à população, fornecendo informações sobre direitos e orientando sobre locais que oferecem assistência jurídica gratuita.
Um destaque desta edição é a celebração da nova política da Caixa Econômica Federal, que permitirá o parcelamento de propostas referentes a dívidas da carteira comercial.
A abertura em São Paulo será no dia 3 de novembro, às 11h, na sede do TJSP, com a presença dos presidentes do TRF3 e do TJSP.
Para quem não conseguir participar da Semana, as Centrais de Conciliação atuam de forma permanente, e é possível solicitar audiência futura através do *link* **Quero Conciliar** no Gabinete da Conciliação (Gabcon) do TRF3.