A vereadora de Campinas Guida Calixto (PT) confirmou que é pré-candidata a deputada federal nas próximas eleições, em 2026. A parlamentar será um dos principais nomes do partido na região de Campinas para a disputa à Câmara dos Deputados, ao lado do presidente municipal do PT, Pedro Tourinho, que anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual na última semana. Calixto afirma que sua candidatura tem como objetivo fortalecer o Partido dos Trabalhadores e apoiar a reeleição do presidente Lula.
Para Guida, o governo federal vem implementando medidas importantes para a população e para o fortalecimento do poder de compra dos trabalhadores. Ela cita a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, mas defende que ainda há avanços a serem feitos. “Considero fundamental a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, além da taxação dos super ricos, como bancos, bets e big techs, e a melhoria nas condições de trabalho dos motoristas de aplicativo, que na região de Campinas são um número expressivo de trabalhadores”, disse.
A parlamentar também destacou a importância das candidaturas regionais do PT nas eleições de 2026, especialmente com Lula disputando a reeleição. “O PT sempre foi uma força política em nossa região, mesmo com o avanço da extrema direita. Nosso desafio é resgatar a capacidade de luta social que tivemos no passado e que foi secundarizada nesse último período por uma excessiva institucionalização partidária. É preciso aliar luta social e luta institucional. Com essa postura, nossas candidaturas terão muito mais força”, avaliou.
Guida avalia o cenário político atual como mais favorável à esquerda. “A partir do momento que Lula polarizou programaticamente, o cenário político ficou mais favorável para a esquerda. Ainda há variadas equações políticas para a composição eleitoral, mas defendo que no primeiro turno tenhamos uma Frente de Esquerda, com nitidez programática, que avance nas pautas de interesse da classe trabalhadora”, afirmou a vereadora.
Segundo Guida, o partido já definiu alguns nomes para a disputa à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp): Pedro Tourinho (Campinas), Angela Perugini (Hortolândia) e Willian (Sumaré). “Até o momento, a única pré-candidatura do PT para deputada federal na região de Campinas é a minha. Aceitei esse desafio como parte do processo de fortalecimento do PT e da esquerda na região e como instrumento de apoio à candidatura de nosso presidente Lula”, concluiu.