A Unicamp está enviando representantes a Belém (PA) para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudança climáticas (COP-30) a fim de discutir temas como transição energética e gestão sustentável nas universidades.
“Nosso objetivo é pontuar que as universidades têm um papel além de produção de ciência, de formação de pessoas e de projetos de extensão, como agentes ativos na geração de soluções e na formulação de políticas de mitigação e adaptação das mudanças climáticas”, afirma o professor Roberto Donato, coordenador da comitiva.
A expectativa é divulgar as ações de sustentabilidade que a Unicamp promove e ampliar a articulação das redes universitárias pelo clima.
Para tanto, a universidade selecionou quatro docentes e dois discentes da pós-graduação, com apoio financeiro. O edital foi realizado por meio de parceria entre o Gabinete do Reitor e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).
Os contemplados, provenientes de diferentes áreas do conhecimento, já deveriam possuir atividades previstas no evento e atividades paralelas.
Um dos selecionados foi a doutoranda Helena Fonseca Rodrigues, para quem discutir sobre clima “reforça a necessidade de se pensar em soluções integradas, que articulem adaptação e mitigação e promoção do bem-viver, e de se reconhecer o papel central do sistema público de saúde na resposta às emergências climáticas”.
A COP será realizada de 10 a 21 de novembro no Pará.