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Home Política

SP aguarda Campinas passar escritura do Palácio da Mogiana, doado há 7 anos

por Editor 10 de novembro de 2025
10 de novembro de 2025
Palácio da Mogiana foi construído por iniciativa privada | Foto: Prefeitura de Campinas
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O governo do Estado de São Paulo doou o Palácio da Mogiana à prefeitura de Campinas em 2018, mas até hoje, sete anos depois, o governo estadual aguarda a doação ser efetivada. “Resta apenas a finalização dos trâmites administrativos necessários à formalização da escritura”, informou aSubsecretaria de Patrimônio do Estado (SPE), da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). 

Ainda de acordo com o Palácio dos Bandeirantes, “o processo foi autorizado por despacho publicado no Diário Oficial do Estado em 4 de julho de 2018, que aprovou a alienação do referido bem, mediante doação, ao município de Campinas, conforme as formalidades legais aplicáveis”. 

Atualmente, o palácio abriga o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) municipal. Mas, segundo a prefeitura, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) decidiu que a gestão do imóvel ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. 

Ainda de acordo com a prefeitura, a secretaria de assistência estuda quais setores deverão ocupar o espaço. Além disso, informou que o Palácio dos Jequitibás busca financiamento para reformar o imóvel.

Patrimônio público

O palácio é um marco arquitetônico e histórico tombado tanto pela esfera municipal, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), quanto pela estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). 

Foi sede administrativa da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF) – a primeira ferrovia a ligar São Paulo a Minas Gerais, escoando e fomentando a produção do café no final do século XIX e início do XX.

Foi construído para ser o escritório central da empresa e serviu para este fim de 1910 a 1972, quando a Mogiana foi incorporada à Fepasa (estatal criada em 1971 pela unificação de companhias ferroviárias paulistas na tentativa de salvar o setor ferroviário do Estado, já colapsado).

Recebeu a alcunha de “palácio” devido à imponência do projeto, assinado pelos arquitetos Rabelo Leite e Rene Reneud. A obra foi executada pela Masini & Comp. entre 1891 e 1910. 

As escadarias e hall de entrada foram revestidos com mármore italiano de Carrara e elementos de cobre. Tanto as escadas quanto as esquadrias feitas com pinho de Riga.

Descaso

Para o arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, mestre em planejamento urbano e professor da PUC-Campinas, a demora em relação à escritura exemplifica a forma como o imóvel vem sendo tratado pela prefeitura. “Inacreditável. Um prédio histórico, um prédio digno, um prédio que foi sede de uma das maiores companhias ferroviárias do Brasil mereceria ter um uso de reforço da identidade da cidade, através da formação de um grande museu da história de Campinas, no mínimo. Coisa que a cidade, infelizmente, não tem”. 

Camargo e Silva também lamenta a utilização que vem sendo dada há anos ao palácio. “Esse prédio deveria ser visto pela administração como um espaço privilegiado para contar histórias da formação de Campinas, mas, a prefeitura está encarando-o como se fosse um espaço qualquer, para colocar uma atividade totalmente desvinculada da importância que esse prédio tem, da importância que a história de Campinas tem”.

O mestre em planejamento urbano ainda acrescenta: “eu me bato muito é pelo uso cultural do edifício. Acho que Campinas, pela importância que tem, maior que muita capital brasileira, deveria ter um museu digno da importância da história da cidade”.

A Mogiana

“A companhia chegou a ter dois mil quilômetros de extensão e era uma ferrovia muito pujante”, porque “atendia à zona de expansão do café e era praticamente a única via de acesso (na época)”, afirma o professor. “E esse palácio é o símbolo da importância que ela tinha”.

O prédio contava com “um torreão (torre) simétrico ao torreão que ainda existe ali na esquina da General Osório. Havia uma escadaria de mármore, tudo muito bonito. Mas, no fim dos anos de 1950, quando o plano de Prestes Maia foi implantado pela prefeitura, a Campo Salles foi alargada, e o torreão, demolido. E o prédio ficou amputado, como está hoje”, relembra o arquiteto.

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