A Região Metropolitana de Campinas (RMC) começa a sentir um alívio no setor de bares e restaurantes após um período de retração. Dados recentes da Abrasel indicam que, em outubro, 40% dos estabelecimentos fecharam o mês no azul, tendo um salto de 7 pontos percentuais em relação a setembro. As empresas operando no prejuízo caíram de 27% para 20%.
Vendas em alta
Além disso, o indicador Índice Abrasel-Stone registrou alta de 1,6% nas vendas mensais, reforçando o movimento de recuperação e maior confiança no consumo.
Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a retomada reflete a recomposição da confiança dos clientes após a crise gerada pelos casos de bebidas adulteradas com metanol.
Pesquisa entre empresários da RMC revela que 70% esperam aumento no faturamento até o fim de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte projeta crescimento de até 20% — pressão estimulada pelo aquecimento sazonal de fim de ano, festas e o pagamento do 13º salário.
O cenário de recuperação também impulsiona planos de contratação: 34% dos donos de bares e restaurantes estudam ampliar suas equipes para dar conta da demanda extra.
Desafios persistem
Apesar da melhora, parte dos estabelecimentos segue lidando com margens apertadas e problemas como reajuste limitado de preços e endividamento. A inflação e os altos custos de insumos continuam sendo obstáculos, e muitos empresários ainda operam com cautela.
Os resultados apontam para uma recuperação importante — mas ainda delicada. O próximo trimestre será chave para consolidar o crescimento, especialmente com o fim de ano.