São Paulo completa 472 anos neste domingo (25), e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) preparou uma programação repleta de atrações gratuitas. Moradores e turistas poderão aproveitar shows, filmes, teatro, exposições e atividades culturais em diversos pontos da cidade. Museus municipais e estaduais estarão abertos, enquanto o Theatro Municipal homenageará os 90 anos do cartunista Maurício de Sousa. O Masp e o Instituto Moreira Salles (IMS), ambos na Avenida Paulista, também oferecem atividades variadas.
Transporte gratuito e acesso facilitado
Para facilitar o deslocamento do público, os ônibus municipais funcionarão sem cobrança de tarifa, dentro do programa Tarifa Zero. “São Paulo faz o bolo e quem ganha o presente são os turistas e paulistanos, que terão a oportunidade de aproveitar o melhor da cidade, com toda sua riquíssima gastronomia mundial, os parques, os museus e toda a cultura que fazem dela uma das maiores e mais queridas cidades do mundo”, afirmou o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
Bibliotecas promovem atividades culturais
O programa Biblioteca Viva oferece 56 atividades em bibliotecas, pontos e bosques de leitura. Escritores como Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus serão homenageados em contações de histórias. Haverá apresentações musicais, espetáculos de circo, peças teatrais infantis e shows com músicas que refletem a cultura paulistana. Na sexta-feira (23), a partir das 10h, ocorrerá distribuição gratuita de livros em várias bibliotecas.
Museus abertos ao público
Museus estaduais, como a Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu Catavento e Museu da Imigração, terão entrada gratuita durante todo o fim de semana, com acervos abertos à visitação. O MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta exposições de fotografia e de Jean Manzon. Já os museus municipais oferecem visitas guiadas sobre a história da cidade, com ponto de encontro no Solar da Marquesa de Santos.
Homenagem a Maurício de Sousa
O Theatro Municipal celebrará os 90 anos do cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, com o concerto “Mitos Sonoros – FilarMônica”, às 17h do domingo, com a Orquestra Experimental de Repertório regida por Wagner Polistchuk. O repertório inclui canções dos personagens e músicas pessoais do cartunista. A retirada de ingressos começa na sexta-feira (23), às 12h, pelo site do teatro, e também estará disponível na bilheteria duas horas antes do evento.
Cinema gratuito com o Circuito SPCine
A SPCine promove maratona de filmes em 29 salas da capital, com títulos como “O Agente Secreto”, “Wicked – Parte 2”, “Amarela” e “Entre Penas e Bicadas”. As sessões ocorrem em salas do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Biblioteca Roberto Santos, Centro Cultural Olido, Centro de Formação Cidade Tiradentes e 25 unidades dos CEUs.
Teatro para todas as idades
Entre 22 e 24 de janeiro, peças serão apresentadas nos Teatros Arthur Azevedo e Alfredo Mesquita, com retirada de ingressos uma hora antes do início. No Arthur Azevedo, “As Pedras de Javier” será exibida no sábado (24), às 16h, e “Entre a Cruz e os Canibais”, às 20h. No Alfredo Mesquita, “O Bonde Ocupa – Trilogia da Morte” será apresentado no sábado (24), às 16h, com temática sobre viagens clandestinas de um menino africano.
Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos
No dia 25, a Biblioteca Mário de Andrade oferece programação especial com apresentações de dança, shows musicais, partidas de xadrez no Jardim Contemplativo e visita mediada sobre a atuação do escritor como gestor cultural. Fundada em 1925, é a maior biblioteca do estado e a segunda maior do país.
Centros culturais com diversidade artística
Contações de histórias, peças de teatro, shows musicais e rodas de capoeira contemporânea estarão presentes nos Centros Culturais da Prefeitura. No CCSP, Cida Moreira faz show no sábado (24). No Centro Cultural Penha, o grupo Língua de Trapo se apresenta no domingo, às 19h, e no Teatro Flávio Império haverá espetáculo circense para crianças.
Valorização da cultura afro-brasileira
Na Pinacoteca do Estado, o grupo Afro Ilu Obá de Min realizará quatro encontros de ensaio como parte da exposição Trabalho de Carnaval, ocupando a praça da Pina Contemporânea com tambores, dança e canto, destacando tradições afro-brasileiras na programação do aniversário da cidade.