São Bernardo do Campo foi classificada como a segunda cidade mais segura do País entre os municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, elaborado pela plataforma My Side. O levantamento utilizou como principal indicador a taxa de homicídios por 100 mil habitantes.
Os dados, baseados em informações do Ministério da Saúde e do Censo 2022 do IBGE, analisaram todos os óbitos registrados entre janeiro e novembro de 2024. Nesse período, São Bernardo registrou taxa de homicídios de 6,2 — ficando logo atrás de São José dos Campos, que lidera o ranking nacional com índice de 5,7.
No panorama que considera todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, São Bernardo aparece em 21º lugar, sendo o município mais bem colocado do Grande ABC. São Caetano do Sul também se destacou, figurando na 28ª posição com taxa de 7,2 homicídios por 100 mil moradores.
O estudo foi produzido pela plataforma My Side, especializada em tecnologia e serviços voltados à gestão urbana, e utilizou dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.