Programa da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, as Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do movimento SP Por Todas estarão no município de São José dos Campos nesta segunda-feira (27). Ambas ficarão no Centro da Juventude até o dia 8 de novembro, oferecendo 550 exames gratuitos e cursos profissionalizantes do Sebrae e Senac, voltados para a promoção da autonomia financeira.
De acordo com as informações da Prefeitura, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, a carreta da mamografia irá entregar 50 senhas diárias, das 8h às 17h. Aos sábados, serão 25 senhas das 8h às 12h. Exclusivamente no dia de abertura, o início será às 13h, com a distribuição de 25 senhas. As mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar apenas o cartão do SUS e o RG. Já aquelas que têm entre 35 e 49 anos ou acima de 70, deverão levar também o pedido médico. A paciente leva as imagens impressas logo após o procedimento e o laudo on-line é disponibilizado em até 48 horas.
Atividades
A carreta de empreendedorismo proporcionará formação e apoio para mulheres que buscam independência profissional, com aulas práticas e certificado. São diversos cursos, como: Marketing Digital, Excel, Design de Sobrancelhas, Limpeza de Pele e Skincare.
A ação contará ainda com orientações da Defensoria Pública e da Delegacia da Mulher, além de serviços direcionados à Assistência Social. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa. Além dos serviços contínuos voltados à saúde da mulher, a cidade preparou uma série de ações para fortalecer a campanha.
Para garantir a continuidade dos exames, a oferta de vagas para mamografias será ampliada em 54%, graças a abertura de um novo credenciamento. Esse reforço permitirá reduzir filas e agilizar o acesso das mulheres, saltando de 1.300 para 2.014 exames mensais.
Outro impacto foi a carreta do programa “Marque Esse Gol”, do São José Esporte Clube em parceria com a Federação Paulista de Futebol e a Fundação Laço Rosa, que atendeu mais de 90 pacientes no Estádio Martins Pereira na última quinta-feira(16).
O atendimento preventivo é feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, sendo que a paciente nem precisa passar em consulta médica. As enfermeiras do acolhimento são capacitadas para dar orientações, fazer o exame de palpação de mamas e a coleta de preventivo de colo uterino. Elas podem solicitar a mamografia para todas as mulheres, conforme faixa etária e critérios clínicos.
Apenas em 2025, já foram realizadas 25.364 mamografias entre janeiro e setembro. No ano passado inteiro, foram 35.998.
Através do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer), é realizado todos os dias, o acompanhamento de pacientes com câncer. Promovendo a detecção precoce de nódulos. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.