O programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada a garantir que crianças aprendam a ler e escrever até os 7 anos, ganhou destaque internacional ao ser reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O reconhecimento se deu pela integração do programa ao modelo CARE-KNOW-DO, desenvolvido pela pesquisadora doutora Alexandra Okada, da The Open University, no Reino Unido, no âmbito da iniciativa europeia CONNECT.
Segundo a professora Márcia Bernardes, diretora de cooperação com os municípios da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e responsável pelo programa, os resultados obtidos nas escolas estaduais contribuíram para a repercussão internacional. “Avançamos na leitura dos estudantes e estamos trabalhando para que a meta seja cumprida até o fim do próximo ano”, afirmou Bernardes.
O modelo CARE-KNOW-DO, que reconheceu o Alfabetiza Juntos SP, se baseia em três pilares: CARE, que envolve o cuidado e o compromisso de garantir que todas as crianças aprendam; KNOW, que reúne o conhecimento e as estratégias baseadas em evidências para orientar o trabalho escolar; e DO, que incentiva os estudantes a aplicarem o aprendizado em situações práticas, conectando a alfabetização à realidade de suas comunidades. A abordagem é considerada uma contribuição relevante para o avanço do ODS 4, que trata da educação de qualidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Alfabetiza Juntos SP atua em conjunto com os 645 municípios paulistas e oferece formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro às prefeituras, fornecimento de material didático, uso de tecnologias educacionais e avaliações periódicas para monitorar o desempenho dos alunos. A meta é que 90% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental até o fim de 2026.
Nesta sexta-feira (12), o programa promove o Seminário de Boas Práticas, na Vila Olímpia, na capital paulista, com a participação do secretário da Educação, Renato Feder, e de 350 representantes das escolas estaduais e municipais. O evento tem como objetivo compartilhar experiências de gestão e práticas pedagógicas que possam ser replicadas em outras unidades de ensino do estado.
Na quinta-feira (11), a última mentoria do Alfabetiza Juntos SP deste ano reuniu representantes das redes municipais na sede da Seduc, na praça da República. Os encontros têm servido para orientar gestores e professores, reforçando estratégias de alfabetização baseadas em evidências e acompanhadas de ferramentas de avaliação e acompanhamento pedagógico.
O reconhecimento internacional reforça a proposta do programa: alfabetizar não apenas para ler e escrever, mas também para formar crianças capazes de compreender e transformar a realidade ao seu redor.