O município de Osasco é o próximo a receber o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece capacitação gratuita para profissionais da área esportiva. O curso será realizado de 4 a 7 de novembro, na Faculdade Anhanguera de Osasco.
A ação, promovida pelas Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, disponibiliza 200 vagas para professores de educação física da rede pública e privada, estudantes do último ano da graduação e profissionais ligados a clubes, associações e entidades esportivas.
As inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente no local, durante os dias do curso, conforme a disponibilidade de vagas. Todos os participantes receberão certificado ao final da formação.
Para o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a capacitação é uma ferramenta fundamental de transformação.
“Ao investir na qualificação de profissionais, o Governo de São Paulo amplia as oportunidades e assegura que as pessoas com deficiência tenham acesso e possam praticar esporte com qualidade e respeito às suas especificidades”, afirmou.
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos em diversas modalidades paralímpicas, como: atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e goalball.
Jogos Paralímpicos
O Governo de São Paulo está realizando deste setembro a 3ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado (PARESP). Promovida pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Esportes, a competição tem reunido atletas em cinco modalidades: atletismo, natação, halterofilismo, vôlei sentado e, como novidade em 2025, rugby em cadeira de rodas.
O objetivo do PARESP é fortalecer o esporte paralímpico nos municípios paulistas, ampliando as oportunidades de inclusão social e esportiva para pessoas com deficiência. A competição também representa uma vitrine de talentos, em disputas de alto nível técnico que valorizam o protagonismo dos atletas.
As inscrições foram recebidas entre março e maio e as etapas foram realizadas entre setembro e novembro, todas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Os jogos foram divididos por regiões.