A campanha de novembro em Valinhos marca o reforço das atividades de prevenção ao câncer de próstata ao longo de todo o mês, organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. Os homens são convocados a ficarem atentos a sintomas
Demora para iniciar ou terminar o ato de urinar, sangue na urina, jato diminuído ou necessidade de ir ao banheiro com mais frequência, tanto de dia quanto à noite todos esses sinais merecem avaliação médica e, ao identificá-los, devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para avaliação e eventual encaminhamento de exames.
Ações integradas
Além das ações voltadas ao público em geral, a campanha estende-se também aos servidores públicos municipais: estão previstas visitas da equipe da saúde aos órgãos públicos de Valinhos.
No dia 11 de novembro, haverá ação dedicada aos trabalhadores da Secretaria de Obras Públicas; no dia 19 de novembro, será a vez dos funcionários do Departamento de Água, Esgoto e de Meio Ambiente de Valinhos (DAEV).
Atendimentos
Nessas visitas serão realizadas rodas de conversa, orientações e, em alguns casos, vacinação (hepatite, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela) integradas à promoção da saúde masculina.
Paralelamente, o Departamento de Odontologia prepara uma programação especial dentro da UBS para cuidados bucais associados à saúde integral do homem: no Centro de Convivência do Idoso haverá orientações sobre higiene oral no dia 12 de novembro, das 9 h às 11 h.
Os atendimentos sem agendamento em unidades básicas de saúde também foram programados: nas UBS São Marcos (dias 10 e 24 de novembro, das 16h às 18h, UBS Paraíso (dias 12 e 26, das 16h às 18h0 e UBS Bom Retiro (dias 13 e 27, Rua Agostinho Capovila 659) haverá avaliação e limpeza dentária.
Conscientização
O conjunto dessas atividades reforça que “saúde do homem” vai além de apenas exames de próstata, trata-se de conscientização, avaliação global, promoção de hábitos mais saudáveis e integração entre diferentes serviços de saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 2023-2025 no Brasil cerca de 71.730 novos casos por ano de câncer de próstata.
Além disso, quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são muito maiores: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) as taxas de cura podem chegar até 98% em casos de tumores localizados e tratados em fase inicial.