O Hospital Universitário (HU) da UFSCar completa 18 anos em 2025, consolidado como um dos principais equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior paulista. Desde os primeiros anos de funcionamento, a instituição representa um espaço de inovação no cuidar, comprometido com a comunidade de São Carlos e região.
Compromisso
A ampliação da capacidade assistencial e a qualificação das equipes têm gerado impacto direto na saúde da população regional. Somente em 2024, o HU-UFSCar realizou 12.436 consultas clínicas especializadas, 4.495 cirúrgicas, 11.014 pediátricas e 1.289 multiprofissionais. Além de 3.746 internações e quase 109 mil exames.
Aprendizado contínuo
Para a enfermeira da Unidade de Clínica Médica, Daniela Castriotto, a evolução do HU-UFSCar é perceptível tanto na estrutura física quanto na qualidade da assistência. Com quase uma década de atuação no hospital universitário, Daniela resgata o papel marcante do HU-UFSCar durante a pandemia de Covid-19. “Foi um período de grandes desafios e aprendizados. O hospital precisou se dividir entre alas Covid e não Covid, o que exigiu reorganização, coragem e união de toda a equipe. Essa experiência foi muito intensa de sentimentos, marcada pela solidariedade e compromisso com o cuidado”, conta.
Segundo o superintendente do hopital universitário, Thiago Luiz de Russo, ao longo de sua trajetória, o hospital universitário evolui, passando de um perfil assistencial semelhante a uma UPA para um hospital com mais de 100 leitos. E, atualmente, conta com UTI adulto, centro cirúrgico com cinco salas – onde são realizadas mais de 350 cirurgias eletivas por mês – e um serviço de pediatria regionalizado.
Pessoas no centro
Para o Chefe da Unidade de Administração de Pessoal, Domingos Afonso Junior, a valorização e o desenvolvimento dos profissionais são pilares que sustentam a excelência institucional. “Quando pensamos no tripé ensino, pesquisa e assistência, entendemos que ele só se sustenta se houver pessoas bem-preparadas, engajadas e alinhadas à missão institucional”, aponta.
O servidor destaca as transformações desde a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HU: “No início, todos os processos eram físicos e encaminhados à Sede via Correio. Atualmente, com a evolução tecnológica, os processos são realizados dentro da plataforma SEI, a tramitação para qualquer hospital da rede e/ou Sede é instantânea”.
Além da digitalização, a contratação com a empresa representa um incremento de 150 para 800 colaboradores concursados e contratados, entre 2015 e 2025.
Thiago Luiz de Russo afirma que a parceria com a Ebserh foi essencial para o fortalecimento do HU-UFSCar, com investimentos em estrutura e gestão. De acordo com informações, até 2026, o hospital prevê ampliar serviços e áreas.