Os estudantes que concorrem a uma das 15.717 vagas oferecidas pelo Provão Paulista Seriado têm até sexta-feira (28) para registrar até quatro opções de cursos no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A escolha é obrigatória para os alunos que concluem a 3ª série do Ensino Médio e disputam ingresso nas universidades e faculdades públicas em 2026.
O processo disponibiliza 1.500 vagas na USP, 934 na Unesp, 327 na Unicamp, além de 10 mil nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e 2.956 na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A seleção é feita a partir das notas obtidas nas provas do Provão, aplicadas ao longo do Ensino Médio.
Até quarta-feira (26), os cursos de psicologia da USP e da Unesp apareciam como os mais procurados pelos candidatos. Na USP, as demais preferências são administração (noturno e integral), medicina veterinária e direito. Na Unesp, figuram entre os mais escolhidos medicina veterinária em Botucatu e Araçatuba, ciências biológicas em São Vicente e direito em Franca. Nas Fatecs, educação física lidera a busca, seguida por dois cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, design de moda e engenharia civil.
Já entre os menos procurados destacam-se, principalmente, opções das áreas de ciências exatas. Na USP, têm baixa adesão matemática aplicada e computação científica, física computacional, física biomolecular, engenharia de materiais e geofísica. Na Unesp, os cursos menos escolhidos incluem licenciaturas em física, química e matemática, além do bacharelado em física. Nas Fatecs, cursos como materiais, hidráulica e saneamento ambiental, polímeros e transporte terrestre apresentam a menor demanda.
Na etapa de escolha, cada estudante pode indicar um curso por instituição, com limite de até dois cursos por universidade. Assim, quem optar por dois cursos na USP deve registrar as outras opções em instituições diferentes, como Unicamp, Unesp, Univesp ou Fatecs.
A lista completa de cursos disponíveis consta no edital do Provão Paulista 2025, publicado no Diário Oficial do Estado em 29 de julho.