O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou nas redes sociais, nesta segunda-feira (5), a frase “Este é o nosso hemisfério”, três dias depois de forças do país atacarem a Venezuela e sequestrarem o presidente Nicolás Maduro.
“Este é o NOSSO hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada”, diz o texto.
O post traz uma imagem com uma foto do presidente Donald Trump em preto e branco e a frase “Este é nosso hemisfério”, com a palavra “nosso” destacada em vermelho. Um post idêntico foi feito por uma conta do Departamento de Estado em espanhol.
A mesma frase foi usada em um artigo publicado pela Casa Branca, reproduzindo o que disse o secretário de Estado, Marco Rubio, durante uma série de entrevistas a veículos de comunicação americanos nesta segunda-feira.
Segundo a Casa Branca, Rubio afirmou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se torne um refúgio para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis” que ameacem a segurança nacional dos Estados Unidos.
“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, disse Rubio em uma das entrevistas.
Maduro é acusado pelos Estados Unidos de narcoterrorismo e outros crimes. Após ser capturado na Venezuela, ele foi levado para Nova York com a esposa. Em audiência judicial realizada nesta segunda-feira, o líder venezuelano declarou-se inocente.