Diadema ocupa a primeira colocação entre as sete cidades do Grande ABC em acesso à saúde, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município também figura como o quinto melhor do Estado de São Paulo e o 27º do país.
Durante vistoria às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras, na região norte, o prefeito ressaltou os resultados obtidos pelo município e afirmou que a nova unidade, com entrega prevista para o aniversário da cidade, em 8 de dezembro, deve ampliar a capacidade de atendimento.
O levantamento destaca o desempenho de Diadema em cobertura vacinal, colocando o município na 10ª posição nacional nesse indicador. A visita às obras contou com a presença do secretário e do secretário adjunto de Saúde, da secretária de Obras e de vereadores.
De acordo com o CLP, o eixo de acesso à saúde avalia o bem-estar da população e a capacidade de atendimento do poder público, fatores que impactam diretamente a qualidade de vida e a competitividade local.
A edição 2025 do ranking analisou 418 municípios com mais de 80 mil habitantes, representando cerca de 60% da população brasileira.
A UPA Paineiras, em construção ao lado da UBS do bairro, contará com 25 leitos e expectativa de 15 mil atendimentos mensais. O projeto inclui sistema fast track, UPA Infantil e mini-laboratório para exames rápidos.