A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campinas discute nesta terça-feira (18), às 14h, a criação de uma subcomissão de segurança hídrica. A sessão ocorre na Sala Sylvia Paschoal.
A proposta é do vereador Wagner Romão (PT) e tem como objetivo monitorar e coordenar as políticas municipais relacionadas à segurança hídrica. O trabalho engloba a renovação da concessão do Sistema Cantareira, que vence em maio de 2027.
“A criação dessa subcomissão é fundamental para que Campinas participe ativamente das decisões relacionadas à renovação da outorga do Sistema Cantareira. Temos o compromisso de articular com as agências de água, os comitês de bacia hidrográfica e o ministério público para garantir que os interesses do município estejam representados nesse processo”, afirma Luis Yabiku (Republicanos), presidente da Comissão de Meio Ambiente.
A subcomissão coordenará ações com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência SP-Águas, os Comitês de Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí e do Alto Tietê, além do Ministério Público Estadual e Federal e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A coordenação inclui a designação de representantes municipais para participar de fóruns e colegiados relacionados à gestão de água.
A reunião também abordará os impactos da COP 30 nas políticas ambientais de Campinas. O objetivo é incorporar as diretrizes e os compromissos internacionais nas iniciativas municipais de sustentabilidade, gestão ambiental e proteção dos recursos naturais.
A Comissão de Meio Ambiente é composta pelos vereadores Luis Yabiku (presidente), Benê Lima (PL), Hebert Ganem (Podemos), Rubens Gás (PSB) e Wagner Romão (PT).