O Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas) recebe, a partir do dia 4 de dezembro, a nova temporada da exposição “Depois da Voz do Brasil”. O projeto expográfico reabre arquivos sobre o maestro Antônio Carlos Gomes e sua ópera prima, “O Guarani”, para estabelecer diálogos com o contexto dos povos indígenas brasileiros. A abertura ocorre às 19h e a visitação no MIS segue disponível até o dia 16 de dezembro. A entrada é gratuita.
A proposta convida o público a refletir sobre o ideário de identidade nacional construído a partir do olhar europeu do século 19, período de lançamento da ópera no cenário italiano. A exposição busca desafiar visões do período colonial e revisitar o mito fundador brasileiro por meio de perspectivas variadas sobre a vida e obra do compositor campineiro e seu reconhecimento póstumo na cidade natal.
A curadoria é assinada pelo artista indígena John Alexandre Dias Restrepo, com assistência de Marta Fontenele. A realização do projeto foi viabilizada por meio de contemplação no Edital 007/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Campinas.
Após o encerramento da temporada no MIS, a itinerância segue para uma nova montagem no Museu da Cidade (Casa de Vidro). A próxima fase da exposição está programada para ocorrer entre os dias 7 e 27 de fevereiro de 2026, com abertura agendada para às 10h.
A entrada é gratuita para todas as datas programadas e a classificação indicativa é livre. Detalhes adicionais sobre o projeto podem ser acompanhados por meio dos perfis oficiais da exposição nas redes sociais (@depoisdavozdobrasil).
Serviço:
Exposição “Depois da Voz do Brasil”
Data:
MIS – 4 a 16 de dezembro
Museu da Cidade – 7 a 27 de fevereiro
Horário:
MIS – Terça a sexta-feira, das 9h às 18h30 e sábado das 10h às16h
Museu da cidade – Terça a sexta-feira, das 10h às 12h e 14h às 17h e sábado das 10h às 16h
Endereço:
MIS – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Museu da Cidade – Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145, Largo do Café
Entrada gratuita