O Governo de São Paulo comemorou, nesta segunda-feira (1º), os 134 anos do 1º Batalhão de Choque (BPChq) Tobias de Aguiar, da Polícia Militar. Durante a cerimônia, personalidades e instituições que contribuíram com a segurança pública paulista receberam a Medalha do Centenário do 1º BPChq. O evento também marcou a saída de Guilherme Derrite da Secretaria de Segurança Pública.
O governador Tarcísio de Freitas destacou os avanços da gestão: mais de R$ 1 bilhão investidos em infraestrutura, 2.600 viaturas, 17 mil armas, 39 mil coletes e indicadores criminais recordes. Derrite, que retorna à Câmara dos Deputados, agradeceu aos policiais e afirmou ter orgulho dos resultados alcançados.
A partir de terça-feira (2), o delegado Osvaldo Nico Gonçalves assume a pasta. O governador ressaltou sua experiência e compromisso com a continuidade das ações, e o novo secretário prometeu manter transparência e esforços na redução da criminalidade.
O 1º BPChq, comandado pelo tenente-coronel Vergílio Correa Mariano, possui quatro companhias, 470 policiais e 177 viaturas. Recentemente, a unidade reformulou diretrizes para o combate ao crime organizado, ampliando operações, cursos e treinamentos especializados.