O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta semana que o Poupatempo de Americana, programa que oferece vários serviços à população em um único local, passará a funcionar em um novo endereço em 2026, em um prédio na esquina das ruas Doze de Novembro e Jorge Jones, no Centro. Atualmente, o espaço funciona nas dependências do Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI) “João Batista Inocentini”, na Vila Jones.
“Notícia excelente para Americana. No ano que vem, vamos transferir esse serviço tão importante para a região central do município, em um espaço amplo, confortável, próximo ao terminal de ônibus e dos corredores comerciais. Mais uma medida importante para movimentar o Centro, levar mais pessoas para a região e fomentar o nosso comércio”, celebrou o prefeito Chico.
A transferência para a nova sede está em fase documental, e a data da mudança será divulgada nos próximos meses.
“É uma conquista importante para a nossa cidade. A nova sede vai facilitar o acesso da população aos serviços públicos e reforçar o compromisso da administração em oferecer atendimento de qualidade. Além disso, representa mais um passo no nosso trabalho de revitalizar o Centro e impulsionar o comércio local”, acrescentou o vice-prefeito Odir Demarchi.
A nova localização é uma maneira de melhorar o acesso da população ao Poupatempo, que ficará a 100 metros do Terminal Metropolitano de Americana. A iniciativa ajuda, ainda, a fomentar o comércio local, já que, em média, 600 pessoas passam todo dia pelo espaço em busca dos serviços oferecidos.
“Vamos melhorar o movimento no Centro como um todo, com mais pessoas circulando na região e frequentando o comércio, o que significa mais emprego e renda”, disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli.
“Trazer o Poupatempo para a região central sempre foi uma das metas da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi desde o primeiro ano da gestão. Depois de muitas tratativas, a proposta agora vai se concretizar”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
O Poupatempo é o principal programa de atendimento ao cidadão do Governo do Estado de São Paulo, criado para concentrar em um só local diversos serviços públicos como emissão de RG, CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e atendimento do Detran-SP.
Inaugurada em 2014, a unidade de Americana é a única da cidade e realiza, em média, cerca de 600 atendimentos por dia. Com a transferência para um novo prédio no Centro, a expectativa é de ampliar a capacidade e oferecer mais conforto aos usuários, além de facilitar o acesso por estar próxima ao terminal urbano.
A instalação de uma segunda unidade ou de postos descentralizados, caso ocorra no futuro, também pode reduzir filas e tempo de espera, aproximando ainda mais os serviços do cotidiano da população.