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Alunos da Rede Municipal de Guararema conquistam medalhas na OBMEP

por Editor 27 de novembro de 2025
27 de novembro de 2025
No total, 30 estudantes receberam medalhas após o desempenho na 2ª fase | Foto: Warley Kenji/PMG
377

A Rede Municipal de Ensino de Guararema voltou a se destacar no cenário educacional nacional com o desempenho dos alunos da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, do bairro Itapema, na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP Mirim). Ao todo, 30 estudantes foram premiados após a participação na 2ª fase da competição, realizada em 11 de novembro, que reuniu mais de 1 milhão de crianças de todo o país.

A escola, que já havia sido reconhecida em 2024 com a conquista de 40 medalhas, ampliou seu histórico de bons resultados. Neste ano, foram 13 medalhistas no nível 1, que abrange alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Entre eles, duas crianças receberam medalha de ouro, seis receberam medalha de prata e cinco conquistaram o bronze. No nível 2, voltado aos estudantes do 4º e 5º anos, o número de premiados chegou a 17, também distribuídos em duas medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze.

A preparação dos estudantes ao longo do ano letivo envolveu atividades regulares em sala de aula e exercícios voltados ao estímulo do raciocínio lógico. Professores e equipe gestora da unidade reforçaram o trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento das habilidades matemáticas, em sintonia com os objetivos da OBMEP Mirim, que busca incentivar a aprendizagem por meio de desafios adequados à faixa etária.

Antes mesmo da divulgação oficial dos resultados, todos os alunos do 2º ao 5º ano da escola participaram de uma cerimônia interna de reconhecimento. Durante a Hora Cívica realizada em 12 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, os estudantes receberam certificados de participação referentes à 1ª fase da olimpíada. O momento marcou o encerramento da etapa inicial e serviu de incentivo aos participantes, independentemente do desempenho individual.

A secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes. Segundo ela, a participação contínua da rede municipal na OBMEP Mirim reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento da educação científica. “A participação na olimpíada contribui para despertar o interesse pela ciência desde as primeiras etapas da vida escolar, reforçando a importância de aproximar os estudantes da matemática de forma leve e estimulante”, afirmou.

A secretária também ressaltou o trabalho conjunto realizado pela direção, pelos professores e pela equipe gestora da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, que, segundo ela, têm mantido um empenho constante para ampliar as oportunidades de aprendizagem. O desempenho das crianças, na avaliação da secretaria, reflete o esforço coletivo em promover um ambiente favorável ao estudo e à curiosidade científica.

As medalhas conquistadas pelos alunos devem ser entregues até o final de dezembro, quando os nomes dos premiados serão oficialmente divulgados pela organização da olimpíada. A previsão é que as unidades escolares recebam os materiais de reconhecimento ao longo das próximas semanas, encerrando o ciclo da edição de 2025.

A OBMEP Mirim é realizada com o objetivo de incentivar o estudo da matemática entre estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de desafios acessíveis e atividades que estimulam o pensamento lógico. A participação das escolas públicas é voluntária e tem registrado crescimento nos últimos anos, especialmente em cidades que desenvolvem projetos específicos de incentivo à matemática.

Com mais esta conquista, a Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini consolida-se como uma das unidades com maior engajamento e desempenho na olimpíada dentro da rede municipal de Guararema. Os resultados também reforçam o investimento do município em programas educacionais voltados à melhoria da qualidade do ensino e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras.

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