Integrantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado de São Paulo e convidados conheceram detalhes do projeto Enfuse, sigla de Entrepreneurship for Future and Sustainable Energy (Empreendedorismo para o Futuro e a Energia Sustentável), uma parceria de pesquisa e desenvolvimento que reúne a Agência de Inovação Inova Unicamp e a Petrobras, voltado à criação de startups de alta tecnologia no setor de energia.
Segundo o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, as orientações da Universidade para inovação estão muito bem definidas. “Temos bons projetos em andamento e uma grande variedade de desenvolvimento nessa área. Vejo a associação com o Sebrae como estratégica.”
O projeto Enfuse tem como objetivo atuar como um programa de formação de recursos humanos técnicos e de empreendedores, que possa ser replicável em outras regiões do país, para fortalecer o setor energético brasileiro e a cadeia nacional de fornecedores de alta tecnologia.
Nelson Hervey Costa, diretor-superintendente do Sebrae-SP, elogiou o projeto e aceitou o convite para se tornar membro de um futuro comitê gestor. “Fico muito feliz de poder estar mais uma vez apoiando essa grande instituição que é a Unicamp, reafirmando nosso compromisso de ampliar cada vez mais as parcerias, agora com mais um projeto para fomentar inovação”, afirmou. “O Sebrae-SP, que tem 33 escritórios no Estado, tem uma agenda muito importante no incentivo ao empreendedorismo.”
O diretor-executivo da Inova, professor Renato Lopes, destacou a importância do apoio. “O Sebrae tem um conjunto de conhecimentos e expertises que são muito valiosos para as ações de inovação e empreendedorismo da Unicamp como um todo e da Inova em particular. Essa aproximação será valiosa para que possamos atuar cada vez com mais eficácia em nossas ações de inovação”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Campinas, Adriana Flosi, ressaltou a sinergia do encontro. “Esse projeto reúne tudo o que defendemos e temos trabalhado para o desenvolvimento de Campinas. O Sebrae é um parceiro importante no Estado e na Prefeitura no apoio ao empreendedorismo.”
Metodologias de capacitação
O Enfuse foi lançado em maio do ano passado após a Unicamp ser selecionada pela Petrobras, entre 16 instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs) do Brasil, para desenvolver o projeto, que inclui o desenvolvimento de metodologias em capacitações, concessão de bolsas acadêmicas, incubação de soluções de base científica e tecnológica e a preparação de futuros fornecedores para a indústria nacional.
O programa de gestão e desenvolvimento dessas startups será integrado à formação de graduação e pós-graduação da Universidade, com ensino de empreendedorismo tecnológico e gestão da inovação, e reúne, além da Inova, o Centro de Estudos em Energia e Petróleo (Cepetro), o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), o Instituto de Geociências (IG) e a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).
Ao longo de três anos, o objetivo é formar empreendedores com potencial para criar soluções reais para o setor de energia, desde a indústria de óleo e gás até fontes renováveis como o hidrogênio.
Com informações do site unicamp.br