O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (12), que vai tarifar em 25% a importações de produtos de todos os países que tenham relação comercial com o Irã, uma medida que poderá afetar o Brasil.
O Irã é o quinto maior destino das vendas nacionais para o Oriente Médio. Em 2025, o país islâmico importou US$ 2,9 bilhões em produtos brasileiros. Além disso, o Irã faz parte do Brics, depois que o bloco passou por uma expansão há dois anos.
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos da América. Esta ordem é final e irrecorrível. Agradecemos a sua atenção a este assunto!”, disse Trump.
O republicano fez o alerta em maio à escalada das tensões entre Washington e Teerã, que vem enfrentando protestos de dimensões inéditas nos últimos dias.
Trump tem tratado esses protestos como uma oportunidade de fazer pressão pela queda dos aiatolás do poder iraniano.
Ao ameaçar com o novo tarifaço, o presidente dos Estados Unidos tenta provocar um desabastecimento no Irã, sobretudo de itens essenciais, o que teria potencial de ampliar ainda mais a revolta popular contra o regime.
Em meio às tensões, Trump também ameaçou lançar um ataque militar contra o Irã caso a repressão aos manifestantes resultasse em mortes. Depois, sinalizou que os iranianos estariam abertos a negociar. No dia de hoje, ele piorou o clima com o anúncio das tarifas.