A Prefeitura de São Paulo realiza, de 5 a 21 de dezembro, a tradicional mostra de teatro “2025 Em Cena”, que reúne nos palcos da capital os espetáculos que se destacaram ao longo do ano. Ao todo, serão 21 apresentações gratuitas distribuídas pelos teatros Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker e Paulo Eiró.
A curadoria da mostra acompanhou mais de 200 peças apresentadas ao longo do ano em teatros públicos e privados da cidade. Todos os espetáculos selecionados estrearam em São Paulo em 2025.
A abertura acontece no Teatro Arthur Azevedo, que recebe Othon Bastos, com o monólogo “Não Me Entrego, Não!”, às 21h, e o espetáculo “Belmira”, às 20h. Ambos retornam no sábado (6), nos mesmos horários, e no domingo (7), às 19h e às 18h, respectivamente.
Outro destaque é o “Circo Science”, uma peça de Recife, que esteve em São Paulo três vezes neste ano. O espetáculo de circo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano Chico Science e ao Movimento Manguebeat. O elenco é composto por pessoas negras, periféricas e LGBTQIA+. Ele será apresentado no Teatro Paulo Eiró, na sexta (5) e no sábado (6), às 21h e no domingo (7), às 19h.
“Adulto” é outra peça que começa apresentada nos primeiros três dias do Em Cena, que começa às 21h, na sexta (5) e no sábado (6) e domingo (7), às 19h. A peça fala sobre amor romântico e assuntos como traição, trabalho, saúde mental, dinheiro, maternidade, monogamia, machismo, entre tantos outros inevitáveis na vida adulta.
A peça “Pa’ra – Rio de Memórias”, é estrelada por uma atriz indígena e conta a história de uma menina do povo Sateré-Mawé, que é levada a uma viagem no mundo dos ancestrais para retomar as riquezas de seu povo e ajudar a sua família a lidar com conflitos territoriais na cidade grande. Ela será apresentada no Teatro Cacilda Becker, no sábado (6) e domingo (7), às 11h.