Uma escola de Campinas (SP) adotou uma cachorrinha como mascote a fim de trazer benefícios socioemocionais aos alunos e funcionários. Trata-se do Colégio Adventista do Taquaral, que abraçou Missy, uma Golden Retriever adestrada, que agora completa oito meses de trabalho na instituição.
“Quando a criança, nas séries iniciais, aprende a ler e escrever, ela precisa trabalhar o emocional, a ansiedade devido a toda essa mudança, e a Missy entra nesse processo, interagindo com as crianças”, afirma a professora Roberta Guimarães, pedagoga com MBA em Tecnologias Educacionais, mestre em educação e diretora do colégio.
A especialista em ensino destaca também o senso de responsabilidade e de pertencimento que são compartilhados por meio da mascote. “Temos alunos que não têm cachorros ou pets em casa, e é muito bonito falar com um aluno e ele dizer: – a Missy também é minha? E explicamos que quem é aluno do colégio pode dizer que a Missy também é dele ou dela.”
Mais benefícios
A ideia de levar a cachorrinha à escola foi da própria diretora, tutora de Missy, que se baseou em pesquisas científicas referentes ao aumento da liberação de ocitocina, hormônio relacionado ao vínculo e redução do estresse, por meio da interação com animais.
“Eu sempre tive essa vontade de poder interagir com os animais dentro do ambiente escolar. Sabe-se dos benefícios pelos estudos. É preciso que, primeiro, a gente se perceba, para poder interagir tanto com o outro quanto com o animal”, declara, evocando o desenvolvimento das relações intra e interpessoais dos estudantes.
Outro aspecto ressaltado pela diretora, é que a presença de um cão auxilia as crianças e adolescentes a ter mais empatia e respeito aos limites do próximo, já que é preciso prestar atenção aos “sinais” que o animal emite – sabendo se está bem ou não, por exemplo.
Um cão no ambiente escolar também pode contribuir para um ambiente mais engajado, mais positivo e propício ao desenvolvimento dos alunos, criando laços afetivos, trazendo um bem-estar emocional e enriquecendo o aprendizado, aponta.

Adestramento
A presença de Missy nas dependências do colégio sempre é monitorada por um responsável. Para a “missão”, a cachorrinha foi adestrada pela profissional Camila Nogueira. O treinamento durou cerca de um ano e foi feito dentro da própria escola.
O trabalho sempre é feito “com assistência, porque ela é um cachorro grande, que tem muita energia”, acrescenta a diretora. Além disso, a Golden Retriever ainda é filhote e está crescendo, “ficando cada dia maior e mais inteligente, compreendendo as interações dentro da escola e situações, que, muitas vezes nem nós, humanos, percebemos, devido à incrível sensibilidade que tem um cachorro”.
Missy passeia pela escola e, inclusive, participa de algumas aulas. “Alguns alunos, que já conhecem os comandos, conseguem levá-la para a sala; então, ela participa também” das explanações.
“Ela é muito brincalhona, amorosa e faz parte da nossa família. Ela veio pra nos ensinar, pra fazer a gente dar mais risada, pra ser mais feliz. Então, nós somos mais felizes porque temos a Missy dentro do nosso ambiente escolar hoje”, finaliza a diretora.