A UFSCar conquistou o 10° lugar entre as melhores universidades brasileiras no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no dia 9 de novembro, e que avaliou 204 universidades, públicas e privadas, de todo o País. No total, a UFSCar alcançou 90,82 pontos de um máximo de 100.
A UFSCar manteve o 8° em Ensino e subiu nos demais indicadores, avançando para o 8° lugar em Pesquisa, 37° em Mercado, 20° em Internacionalização e em 30° em Inovação, com pontuação máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Confira a classificação geral no site do Ranking Universitário Folha.
Melhores cursos
A UFSCar teve ainda 15 cursos classificados entre os 10 melhores do país em sua categoria: Engenharia de produção (2°), Engenharia Química (6°), Agronomia (6°), Química (6°), Física (7°), Fisioterapia (7°), Matemática (7°), Engenharia Elétrica (7°), Biologia (8°), Computação (9°), Engenharia Ambiental (8°), Engenharia Civil (9°), Engenharia Mecânica (9°), Filosofia (9°) e Pedagogia (9°).
A colocação dos cursos considerou como critérios: Avaliação de mercado, Qualidade de ensino, Mestrado e Doutorado, Nota dos concluintes, Professores com dedicação integral e parcial, Permanência dos alunos e Avaliação de docentes.
Para compor os indicadores de avaliação do RUF foram coletados dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).
Times Higher
A UFSCar também manteve a 11ª posição entre as universidades brasileiras participantes do World University Rankings 2026, da Times Higher Education, publicado no dia 9 de outubro. O ranking avaliou 2.191 instituições de ensino superior de 115 países.
A UFSCar registrou seu melhor desempenho histórico no World University Rankings 2026, alcançando as maiores pontuações desde que passou a integrar a avaliação, em 2016.
Para a Chefe do Departamento de Informações Institucionais, Nadine Ramos, os resultados “reforçam o compromisso contínuo da UFSCar com a excelência acadêmica, a produção científica de impacto e a inserção global, refletindo o trabalho conjunto de toda a comunidade universitária, ressalta.
A edição 2026 do QS World University Rankings, divulgada em 1º de outubro, avaliou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe. No levantamento, a UFSCar aparece na 30ª posição regional e entre as faixas 1000-1200 no ranking global.
Fundada em 1968, a UFSCar foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A Universidade possui quatro campi, nas cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri e se prepara para implantar seu quinto campus, na cidade de São José do Rio Preto (SP).