A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o parecer técnico do cumprimento do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental referente às ações de compensação ambiental pelas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O parecer técnico foi recebido pela concessionária no dia 28 de outubro.
O projeto de restauração foi executado pela concessionária de Viracopos em parceria com a empresa Florestal Maarin, contratada para a realizar a implantação em uma área de quatro hectares localizada na Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A gestão da Mata de Santa Genebra é da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).
As atividades envolveram o plantio de espécies nativas e condução da regeneração natural da área, em ação de recomposição da vegetação e conservação da biodiversidade local. Na área, houve o plantio de aproximadamente 4 mil árvores, contemplando espécies como Aroeira-preta, Jerivá, Ipê, Jaracatiá, Espinheira-santa, Copaíba, Jatobá, Paineira, Embiruçu, entre outros.
De acordo com Gabriela Coral Manga Carvalho, coordenadora de Meio Ambiente do Aeroporto de Viracopos, o projeto teve como objetivo a recuperação da vegetação nativa local, de acordo com parâmetros seguidos por legislações e diretrizes ambientais. “As ações realizadas resultaram em importantes benefícios, como a recuperação da biodiversidade do município, a melhoria da qualidade do solo e do ar, controle de processos erosivos e o fortalecimento da educação ambiental”, disse Carvalho.