A vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, o retorno dos soldados brasileiros (carinhosamente chamados de “pracinhas”) e a criação da Associação Expedicionários Campineiros (AExpCamp) completaram 80 anos este ano, e, para comemorar, um evento será realizado neste sábado (15) no hangar 11 do aeroclube de Campinas (SP), no Campo dos Amarais, com entrada gratuita aberta à população.
Intitulada Coluna da Vitória 2025, contará com desfile de viaturas militares pelas principais vias de Campinas (confira abaixo o trajeto), homenagens, exposição de aeronaves, materiais usados pelos pracinhas, como rádios e fardas, e bazar de militaria, com marcas como Casa do Sub, O Recruta, General Roppa, FEB Campinas e Big Militaria.
Haverá, ainda, praça de alimentação com food trucks, cantina e cerveja artesanal, com área de convivência, voos panorâmicos opcionais, e shows ao vivo com Johnny Boy Blues às 12h e Cascavell às 15h.

Homenagem a quê?
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi a tropa do Brasil que lutou contra o nazismo de Hitler (1889-1945) e o fascismo de Mussolini (1883-1945). Fortaleceu os Aliados (Estados Unidos, Reino Unido e França), vencendo a Segunda Grande Guerra (1939-1945) e sendo decisiva, por exemplo, na rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã em Fornovo di Taro.
Enviou cerca de 25 mil pracinhas para a “Campanha da Itália” (1944–1945) e foi a única força sul-americana na 2ª GM. Teve, entre as baixas, 451 mortos e cerca de três mil feridos.
De Campinas, quatro combatentes morreram: Heitor Leme de Paula, Francisco Viroriano, Oscar Rossin e Paulo Tansini. O capacete usado por Rossin foi recebido pela associação campineira em setembro deste ano e está exposto no museu da entidade.

Associações
Apesar de os pracinhas terem vencido a guerra e de terem sido recebidos pela população brasileira com boas-vindas, não foram devidamente acolhidos pela União e fundaram associações para buscar ajuda médica e assistencial, como empregos.
“Eles foram festejados na chegada de volta, em 16 de julho de 1945, mas, com o tempo, foram esquecidos”, lembra José Piazzon, vice-presidente da AExpCamp, criada em 28 de outubro de 1945, cerca de três meses após a chegada dos soldados ao Brasil.
A rapidez foi devido à “urgência que eles tinham de manter o vínculo. Não podiam deixar passar muito tempo, porque sabiam que não teriam o atendimento que precisavam. A associação conseguiu resolver a situação de muitas pessoas, mas, para os feridos e traumatizados de guerra foi mais difícil”, declara.

Museu
Atualmente, a entidade tem como objetivo manter viva a história e homenagear os heróis brasileiros, conta o presidente Marino Di Tella Ferreira.
“A gente tem que, de alguma forma, dar continuidade a todo o trabalho que os pracinhas construíram. A nossa obrigação como brasileiros é levar adiante e história da Força Expedicionária Brasileira, da atuação desses pracinhas que atravessaram o Atlântico, sendo que muitos deles nunca tinham saído da sua cidade natal e se viram lançados na Europa para participar de uma guerra de proporções mundiais”.
Para tanto, o museu da AExpCamp foi, inclusive, reativado. Em 1978, se limitava a uma sala, mas hoje ocupa praticamente um andar inteiro do prédio da associação. “Foi um trabalho que começou em 2013. O museu está muito bonito, e nós convidamos todos a visitá-lo”, acrescenta Di Tella. As visitas são agendadas, e, a escala, divulgada nas redes sociais.

Trajeto
A celebração começará às 10h com um desfile de viaturas com saída da Fazenda Chapadão, passando pela Av. Soldado Passarinho, Av. Papa Pio XII, Av. Andrade Neves, Rua Delfino Cintra, Av. Francisco Glicério, Av. Aquidabã, Rua General Marcondes Salgado, Av. José de Souza Campos (popularmente conhecida como Norte-Sul), Av. Júlio Prestes, Rua Dona Luiza de Gusmão, Av. Heitor Penteado, Av. Theodureto de Almeida Camargo, Av. Cônego Antônio Roccato, chegando ao Campo dos Amarais por volta das 11h30.
O público poderá acompanhar o comboio até o aeroclube, seguindo a passagem da última viatura. O percurso será escoltado pela Polícia do Exército. Proprietários de viaturas militares que desejarem participar deverão se inscrever previamente com Nelson Alberti via WhatsApp: (19) 99204-8555.
A celebração é organizada pela Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo (CVMAISP) e pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, com apoio institucional da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do 11º Pelotão de Polícia do Exército, da prefeitura, do Aeroclube de Campinas e da Rede Voa.
Serviço
O quê: Coluna da Vitória 2025
Quando: Sábado (15 de novembro), das 10h às 18h
Onde: Hangar 11 do Aeroclube de Campinas (Rua Sylvia da Silva Braga, 415 – Jardim Santa Mônica)
Quanto: entrada e estacionamento grátis