O congestionamento causado no entorno da Unip Swift, por volta das 18h30 deste domingo (9), causou transtornos e irritou motoristas durante a saída dos estudantes que realizaram o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em Campinas.
“Está um caos”, disse a dentista Verônica Camargo de Oliveira, mãe de uma estudante que precisou esperar a mãe por mais uma hora depois de deixar o local de exame. “Minha filha ficou 5 horas fazendo prova e teve que me esperar por mais uma hora pois entrei neste trânsito e não tive outra alternativa, a não ser esperar”, desabafou.
Não houve no local nenhuma operação especial da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para garantir a fluidez viária e minimizar os impactos na circulação para os estudantes que farão o exame. “Estranhei que não tinha nenhum ‘amarelinho’ aqui, como deveria ocorrer”, disse a dentista.
A maioria dos carros que ficaram parados no trânsito era de motoristas de aplicativo e de ônibus, além de pais e familiares que foram buscar estudantes que fizeram o primeiro dia de prova do Enem. Segundo motoristas, o trânsito travou. “O farol abria e fechava e muitas vezes a fila de carros não saía do lugar. Quando andava, apenas um carro por vez e já fechava novamente”, disse o advogado João Marcelo de Souza Barbieri. Segundo ele, os motoristas contam que ficaram mais de uma hora neste pequeno trecho de cruzamento das vias.
O congestionamento, causado durante a saída dos estudantes que realizaram a prova, ocorreu nas ruas Serafim Piazon, Capitão Samuel Ferreira, e nas avenidas Engenheiro Augusto Figueiredo e Comendador Enzo Ferrari.
“Vim buscar minha irmã que fez a prova do Enem, e fiquei mais de uma hora parado, praticamente sem conseguir sair do lugar com o carro, nas ruas do entorno da Unip”, disse Barbieri, em meio às buzinas dos motoristas.
“Se a Emdec estivesse no local, poderia organizar e monitorar o trânsito para que fluísse melhor e mais rápido, como deveria acontecer em dias e horários com na saída das provas do Enem”, completou o advogado.
A empresa não deveria fazer o monitoramento do trânsito para amenizar os transtornos em dias específicos como na saída de milhares de estudantes da Unip, após o vestibular? Por que a Emdec não esteve na saída dos estudantes?
Emdec é a sigla para Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A. Trata-se de uma sociedade de economia mista, vinculada à Prefeitura de Campinas, responsável pelo planejamento, gerenciamento e operação do transporte urbano e do trânsito na cidade.
O primeiro dia de provas do Enem foram aplicadas no domingo (9). O segundo dia de provas será no próximo domingo, dia 16 de novembro, em todo o País.
Emdec
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec) é uma sociedade de economia mista, vinculada à Prefeitura de Campinas, responsável pelo planejamento, gerenciamento e operação do transporte urbano e do trânsito na cidade.