A cidade de São Paulo criou 16.997 postos de trabalho com carteira assinada em setembro — número superior ao registrado em 25 estados e no Distrito Federal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O resultado supera o desempenho de grandes unidades da federação, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina.
O levantamento aponta que o saldo positivo da capital paulista só ficou atrás do estado de São Paulo. Em setembro, a cidade apresentou desempenho positivo na geração de empregos em setores como Saúde, Esporte e Qualidade de Vida, com 15.105 trabalhadores contratados no mês.
Além disso, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em agosto, o rendimento médio do trabalhador da capital é de R$ 5.323 — valor 31,3% superior à média do Estado de São Paulo e 57,9% acima da média nacional.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, a rede Cate tem oferecido apoio ao trabalhador que busca a recolocação profissional, assim como para as empresas que necessitam recompor suas equipes “Principalmente nessa reta final de ano, em que diversos setores ainda contratam, como logística e comércio”, disse.
Ele explicou ainda que a Prefeitura está investindo em programas que melhorem a qualificação profissional da população a fim de que possam acessar as oportunidades que mais crescem no mercado, como o setor de games. “A cidade agora conta com um hub de fomento ao setor, com cursos e suporte para quem empreende na área”, destaca.
Mutirões de emprego
O Cate, além das 3 mil vagas diárias, em média, em sua rede de 46 postos, promoverá ainda em novembro mutirões de emprego pelo Dia da Consciência Negra e pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Além disso, programas de desburocratização, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo têm fortalecido o ambiente de negócios e ampliado as oportunidades de trabalho.
Entre eles, está o Empreenda Fácil, que permite abrir uma empresa de baixo risco em apenas 24 horas, integrado ao sistema Via Empresa Rápida (VRE) da Jucesp.
Outro estímulo é redução de ISS: Leis nº 17.719/21 e nº 17.875/22 reduziram a alíquota de 5% para 2% para atividades digitais e tecnológicas, como serviços de streaming, transporte por plataformas, administração de imóveis, audiovisual, monitoramento e rastreamento remoto, franquias e comunicação visual.
A Prefeitura também extinguiu a Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA), que simplifica obrigações tributárias para empreendedores que utilizam anúncios em vias públicas.
Capacitação profissional
Quem precisa, tem à disposição, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, o programa Qualifica SP e o CATe que oferecem cursos gratuitos, capacitação técnica e intermediação de mão de obra para jovens, adultos e pessoas em busca de recolocação.
A Fábrica de Negócios e a Academia de Finanças (ADE SAMPA) oferecem consultorias individuais e cursos sobre abertura e gestão de negócios, finanças pessoais e empresariais.