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SP deve destinar quase R$ 10 Bi para o transporte urbano

por Editor 6 de novembro de 2025
6 de novembro de 2025
Foram 38 votos favoráveis e 4 contrários | Foto: Divulgação
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Para 2026, São Paulo prevê R$ 9,94 bilhões em investimentos intersetoriais no transporte urbano, alçando a mobilidade ao pilar da política municipal e qualidade de vida. Os valores estão no PL (Projeto de Lei) 1169/2025, do Executivo. O texto propõe a LOA (Lei Orçamentária Anual). A proposta reflete uma estratégia que combina transição energética, ampliação da infraestrutura e inclusão social.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, as ações previstas querem modernizar o deslocamento de pessoas e bens e serviços. O planejamento integra diferentes modais, priorizando a eficiência e a sustentabilidade. A pasta é responsável por formular e gerir políticas públicas baseadas nos planos setoriais da cidade que orientam os investimentos e as metas de longo prazo – como o Plano Cicloviário, o Plano de Segurança Viária e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

O principal destaque para o próximo ano é a eletrificação da frota de ônibus, que receberá R$ 2,27 bilhões. A meta é acelerar a substituição dos veículos a diesel por modelos movidos a energia limpa. A iniciativa faz parte dos compromissos de descarbonização do município. A estratégia inclui também o uso progressivo de biometano como combustível alternativo a fim de reduzir as emissões e os custos operacionais.

Também está contemplada no projeto a modernização do sistema de transporte coletivo com novos modais. Entre eles, o hidroviário e o VLT (Veículo leve sobre trilhos), ampliando a oferta e desafogando os corredores terrestres.

Investimentos

O plano inclui investimentos na expansão da infraestrutura viária e dos corredores exclusivos de ônibus, que somam R$ 144 milhões, além de R$ 77 milhões para a construção de novos terminais. No extremo leste da capital, o BRT Aricanduva contará com R$ 414 milhões em recursos. O objetivo é ampliar a capacidade operacional e reduzir o tempo de deslocamento em uma das regiões mais populosas da cidade.

A expansão e a requalificação da malha cicloviária receberão R$ 205,9 milhões em 2026. A meta é fortalecer o uso da bicicleta como modal seguro e acessível, integrando-a ao transporte coletivo. Outras iniciativas preveem ainda a modernização semafórica e da sinalização viária, bem como a expansão do Programa Faixa Azul – voltado ao controle de velocidade e segurança de motociclistas. Há também verba destinada às ações educativas no trânsito.

A compensação tarifária do sistema de ônibus, que cobre gratuidades e subsídios sociais, contará com R$ 6,22 bilhões. O valor garante a manutenção de políticas como a Tarifa Zero aos domingos e a ampliação do acesso gratuito ao transporte público a grupos específicos durante a semana. Essas medidas buscam reduzir desigualdades territoriais e socioeconômicas, e ampliar o acesso universal à cidade.

Somam-se a esses valores cerca R$ 1,4 bilhão em serviços de engenharia de tráfego. O recurso engloba ações de fiscalização, sinalização, educação e segurança viária para manter a qualidade e a eficiência da operação viária.

Projeto da Lei Orçamentária Anual 2026

Protocolado pelo Executivo na Câmara Municipal de São Paulo no fim de setembro, o PL 1169/2025, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual), estima um orçamento total de 135,4 bilhões para a cidade de São Paulo em 2026 – com todos os gastos e despesas do município para o ano que vem. Este total representa um aumento de 7,79% em relação ao valor atual, de R$ 125,6 bilhões.

Os valores descritos ainda podem sofrer alterações durante a tramitação da proposta na Câmara. Acesse o Hotsite do Orçamento 2026 para conferir todas as informações sobre o projeto e veja como participar das discussões.

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