A Câmara Municipal de Campinas realizou no sábado (1º) o Seminário Corredor Ecológico Reconecta RMC – Recuperação e Preservação da Bacia dos Rios Jaguari, Atibaia e Pirapitingui. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, poder público, universidades e empresas com o objetivo de discutir estratégias integradas de conservação ambiental para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) com ações conjuntas de recuperação e conservação da fauna e da flora, por meio da troca de conhecimento técnico e da realização de projetos integrados.
Entre os temas debatidos estão a apresentação do Projeto Cinturão Ecológico das Andorinhas, voltado à recuperação e preservação das Bacias dos Rios Atibaia, Jaguari e Pirapitingui — área que compõe uma das mais importantes fontes de abastecimento da região. O projeto propõe a criação de um corredor ecológico interligando áreas de proteção ambiental em Campinas, Cosmópolis e Paulínia, com foco na restauração de ecossistemas e na promoção de práticas sustentáveis.
Outro ponto de destaque será a integração do projeto com iniciativas já existentes, como o Corredor Ecológico Reconecta RMC e o Corredor das Onças, que reforçam o compromisso regional com a conectividade entre áreas verdes, a proteção da biodiversidade e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
“A criação e o fortalecimento de corredores ecológicos são fundamentais para garantir a conectividade entre nossos fragmentos de mata e preservar a biodiversidade da Região Metropolitana de Campinas. Este seminário representa mais um passo importante na construção de políticas públicas sustentáveis e colaborativas, que unem poder público, sociedade civil e instituições de pesquisa em torno da defesa do meio ambiente”, destaca o vereador Wagner Romão (PT), presidente da Frente Parlamentar pelo Meio Ambiente e Enfrentamento das Mudanças Climáticas.
O evento é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Campinas, da AmaPaulínia, do Fórum Socioambiental de Campinas, do Coletivo Educador Ambiental e da Frente Parlamentar pelo Meio Ambiente e Enfrentamento aos Efeitos das Mudanças Climáticas. A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) também participou.
O seminário representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Campinas, ao fortalecer o diálogo entre os diferentes setores da sociedade e criar um ambiente propício à cooperação técnica e institucional. A iniciativa fortalece a atuação integrada das instituições na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à conservação ambiental.