De 12 a 16 de novembro, acontece a São Carlos Experience (SCX), feira de inovação, tecnologia, arte e gastronomia que, em 2025, realiza sua segunda edição, na Praça Coronel Salles, no centro da cidade, com eventos paralelos em vários outros espaços. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estará presente, sob a coordenação do Instituto da Cultura Científica (ICC), e grupos com interesse em apresentar atividades acadêmicas no estande da Universidade podem se inscrever por meio do preenchimento de formulário.
Segundo informações de Mariana Pezzo, diretora do Instituo da Cultura Científica, na Praça, os estandes funcionarão do dia 12 ao dia 14. No formulário, as pessoas interessadas podem indicar os períodos de disponibilidade e, também, o tipo de atividade que gostariam de realizar.
“Nós participamos ativamente da primeira edição, em 2023, porque entendemos o evento como um espaço privilegiado para a concretização da missão do Instituto, que é apoiar a comunidade acadêmica na busca por diálogos com segmentos sociais diversos. Para 2025, estivemos presentes e interagindo na organização desde os primeiros passos, e com isso nossa expectativa é que a edição aprofunde mais as possibilidades de interação e prospecção de parcerias”, compartilha a Diretora do ICC, Mariana Pezzo. No canal UFSCar Oficial no YouTube, é possível conferir vídeo sobre a participação da UFSCar na primeira edição da SCX.
A São Carlos Experience é organizada em trilhas temáticas e, além do estande, a UFSCar já tem participação garantida em várias delas. No dia 13, no período da manhã, a Universidade realiza Mostra de Tecnologias em Saúde, com a participação já confirmada de nove iniciativas de pesquisa e extensão, dos campi São Carlos e Sorocaba. Na trilha intitulada “Ciência, Tecnologia, Inovação e o futuro da Saúde”, também acontece, na tarde do mesmo dia, no estande da UFSCar, mostra de atividades acadêmicas da Universidade (de ensino, pesquisa, extensão ou inovação) realizadas nos equipamentos de Saúde da rede pública e/ou em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas interessadas em apresentar seus trabalhos devem preencher o mesmo formulário, indicando essa modalidade.
Ainda nos dias 13 e 14 de novembro a Universidade apresenta as trilhas “Agricultura regenerativa e o futuro da alimentação”, o projeto Transição Tropical e sua atuação na Rede Nacional de Bioinsumos, ambos desenvolvidos no Campus Lagoa do Sino. Também na trilha “Indústria”, pesquisadores e empresários relatam uma parceria de sucesso nascida na primeira edição do evento, e o projeto IntegraLab mostra como alunos ajudam a resolver desafios reais de empresas. Já na trilha “O futuro do trabalho”, a UFSCar conduz o painel “Além da disrupção: como criar valor também para quem trabalha?”, enquanto outras discussões abordam diversidade, direitos das mulheres e sustentabilidade com foco na circularidade dos plásticos.