Correio da Manhã SP
  • ESTADO DE SÃO PAULO
    • Estado de São Paulo
    • Região Metropolitana de São Paulo
    • Região Metropolitana de Campinas
    • Campinas
    • Interior de São Paulo
  • INTERIOR
  • NACIONAL
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • COLUNISTAS
Correio da Manhã SP
  • ESTADO DE SÃO PAULO
    • Estado de São Paulo
    • Região Metropolitana de São Paulo
    • Região Metropolitana de Campinas
    • Campinas
    • Interior de São Paulo
  • INTERIOR
  • NACIONAL
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • COLUNISTAS
10, dezembro 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cotia passa a oferecer programa de capacitação para pessoas com mais...
Motta pauta para hoje o PL da Dosimetria, que pode reduzir...
Prestação de contas do Estado referente a 2024 é julgada regular...
Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades...
Cotia adota Sistema de Notificação Eletrônica para multas de trânsito
Câmara de Guarulhos discute abastecimento de água e serviços da Sabesp
Carreta da Odontologia é inaugurada em SP com foco em mulheres...
Santo André registra queda na criminalidade com o Programa Muralha Paulista
Assembleia Legislativa de SP aprova projetos voltados a educação, saúde e...
Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito...
Correio da Manhã SP
ANUNCIE CONOSCO
Correio da Manhã SP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cotia passa a oferecer programa de capacitação para pessoas com mais...
Motta pauta para hoje o PL da Dosimetria, que pode reduzir...
Prestação de contas do Estado referente a 2024 é julgada regular...
Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades...
Cotia adota Sistema de Notificação Eletrônica para multas de trânsito
Câmara de Guarulhos discute abastecimento de água e serviços da Sabesp
Carreta da Odontologia é inaugurada em SP com foco em mulheres...
Santo André registra queda na criminalidade com o Programa Muralha Paulista
Assembleia Legislativa de SP aprova projetos voltados a educação, saúde e...
Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito...
Correio da Manhã SP
  • ESTADO DE SÃO PAULO
    • Estado de São Paulo
    • Região Metropolitana de São Paulo
    • Região Metropolitana de Campinas
    • Campinas
    • Interior de São Paulo
  • INTERIOR
  • NACIONAL
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • COLUNISTAS
Copyright 2021 - All Right Reserved
Home Estado de São PauloCampinas

Campinas tem uma semana para lançar edital de transporte; imbróglio marca processo

por Editor 27 de outubro de 2025
27 de outubro de 2025
Prazo do prefeito Dario Saadi expira em uma semana | Foto: Prefeitura Municipal de Campinas
116

Campinas (SP) tem até o dia 31 para entregar o edital da licitação do transporte público da cidade. O prazo foi estipulado pelo Executivo municipal em julho. “A prefeitura segue na etapa final de revisão dos anexos técnicos e contratuais. A publicação do edital ocorrerá em breve”, informou a administração, questionada pelo Correio da Manhã sobre a data limite, que expira em uma semana.

Após a publicação do edital, empresas e consórcios terão 45 dias úteis para apresentar propostas. Em seguida, ocorrerá a abertura dos envelopes. A concessão é dividida em dois lotes (Lote Norte e Lote Sul), abrangendo regiões do município. O prazo é de 15 anos, podendo ser prorrogado. O valor estimado é de R$ 8 a R$ 11 bilhões para o período total de atividade. 

O edital deve considerar os custos da concessão: reajustes de diesel, frota, manutenção e mão de obra; além da demanda de passageiros e sugestões da sociedade civil. O novo texto prevê renovação dos ônibus, com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras de monitoramento (CFTV) e GPS, e a inclusão de veículos com fontes de energia limpa. 

Recuo 

No entanto, a prefeitura recuou na exigência de veículos eletrificados, citando a necessidade de ampliar a concorrência e garantir a viabilidade econômica do sistema. Não obrigará mais as empresas a utilizá-los, abrindo espaço para “diversas fontes de energia limpa”, como gás natural, biometano, hidrogênio e outros combustíveis verdes.

A minuta original previa 250 ônibus elétricos no sistema, número que havia sido reduzido para 60 veículos e, agora, eliminado como obrigatório. A alteração ocorre em um contexto nacional de avanço, ainda que gradual, na eletrificação das frotas de transporte público.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, entre 2022 e 2025, o Brasil emplacou 642 ônibus em 21 cidades. São Paulo lidera o ranking de forma isolada, concentrando mais de 80% do total nacional, com 518 veículos.

O recuo se destaca porque a cidade abriga a maior fábrica de ônibus elétricos do país, a BYD, que é líder de mercado no Brasil com 56% de participação, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No primeiro quadrimestre de 2025, o setor de elétricos registrou a entrada de 248 ônibus no país, representando 82% do total emplacado em todo o ano de 2024.

Imbróglio

O edital foi elaborado e revisado entre 2021 e 2023 com suporte da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) acompanharam o processo. O documento foi publicado em dezembro de 2022 e reaberto em 2023 para correções, incluindo a redução da garantia contratual de 10% para 5% do valor do investimento, determinada pela Corte.

A sessão pública de 20 de setembro de 2023 não recebeu propostas de empresas ou consórcios  interessados, caracterizando-se como uma “licitação deserta”. Foi necessário prorrogar o contrato com as atuais concessionárias para não interromper o serviço, e a prefeitura precisou reiniciar todo o processo licitatório.

Submissão

Para o vereador Gustavo Petta (PCdoB), a licitação deserta foi resultado de uma “chantagem feita pelas empresas de ônibus”, o que o parlamentar classifica como “muito grave”. Já as alterações subsequentes demonstram uma “postura muito submissa da administração junto às empresas”.

O processo licitatório, marcado por “sucessivos atrasos, adiamentos e cancelamentos”, revela um “desastre” na administração pública, segundo Petta. 

“Temos hoje um transporte caro, uma das tarifas mais caras do país, mas a frota é velha, com números recordes de ônibus quebrados todos os dias e sem ar condicionado em boa parte dos veículos”, declara.

O parlamentar expressa o desejo de que a licitação ocorra o quanto antes e cobra do Palácio dos Jequitibás uma “postura corajosa de defender os usuários do transporte público e não os empresários”.

Macaque in the trees
Vereador Gustavo Petta, na tribuna da Câmara | Foto: Câmara Municipal de Campinas

Questão sistêmica

O imbróglio revela um problema de prioridade política, segundo o mestre em Planejamento Urbano, Ayrton Camargo e Silva, ex-diretor da Emdec (empresa municipal responsável pelo trânsito de campinense). 

O especialista questiona o projeto de mobilidade urbana da cidade e defende que não é suficiente “trocar a frota”. Para ele, é preciso definir a forma como o sistema de ônibus será competitivo com outros modais e como absorverá inovações. 

A inclusão de “tecnologias limpas (ônibus elétricos, combustíveis alternativos) e a interatividade com o usuário (bilhetagem, informação em tempo real)” é crucial.

Contudo, afirma que o maior gargalo está na infraestrutura, pois sistemas troncais precisam de canaletas exclusivas. “Não basta comprar um ônibus sofisticado se ele não tem um sistema viário adequado para rodar”, sustenta.

Atratividade

Em relação ao aspecto financeiro, lembra que o custo total do sistema se divide entre o usuário (tarifa) e a prefeitura (subsídio), e que o desafio da licitação é criar uma modelagem “atrativa para o mercado”, que garanta o interesse do setor privado em investir, sem que o Poder Público “fique refém dos empresários de ônibus”.

“O que falta, talvez, é um pouco mais de ousadia da administração municipal em fazer do transporte público por ônibus uma política estrutural da cidade. Porque, se assim fosse, os investimentos das vias exclusivas, da sinalização, da semaforização, seriam priorizados no orçamento municipal”, declara.

Essa falta de prioridade, segundo Silva, reflete-se na ausência de investimentos no orçamento para melhorias cruciais, como a criação de vias exclusivas e a modernização da sinalização.

“Quem é que vai fazer esse sistema viário? Isso está dentro da licitação? Não está. Vai ser feita uma PPP (Parceria Público-Privada)?”, questiona.

“Não basta botar o ônibus na rua se não há um sistema de regulação, se não há um CCO (Centro de Controle Operacional) para saber onde cada veículo está, se não existe um semáforo como instrumento de gestão, se a bilhetagem não dá atratividade para o usuário se deslocar entre todos os sistemas de transporte, por meio da integração.”, elenca. 

Remédio

A solução proposta pelo ex-diretor é o Poder Público assumir mais investimentos na infraestrutura para otimizar o desempenho do sistema.

“Se houvesse mais ousadia da administração municipal, investindo em melhoria, certamente a lucratividade seria maior. Porque sem esses investimentos, o sistema pode não ser tão eficiente, e, ao não ser eficiente, ele não é atraente do ponto de vista do negócio. Consequentemente, os empresários acabam não tendo interesse nesse tipo de modelagem. Não basta a gente arrotar rankings de inovação se o transporte coletivo de qualidade não faz parte dele”, apregoa. 

Macaque in the trees
Ex-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva | Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas
Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestThreadsBlueskyEmail
Editor

Postagem anterior
Prefeito de Campinas viaja a Dubai para promover investimentos e inovação
Próxima postagem
Bosque Municipal é reaberto em Batatais

Você também pode gostar

Motta pauta para hoje o PL da Dosimetria, que pode reduzir pena de Bolsonaro

9 de dezembro de 2025

Prestação de contas do Estado referente a 2024 é julgada regular pela Comissão de...

9 de dezembro de 2025

Cotia passa a oferecer programa de capacitação para pessoas com mais de 60 anos

9 de dezembro de 2025

Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades em estabelecimentos

9 de dezembro de 2025

Assembleia Legislativa de SP aprova projetos voltados a educação, saúde e cultura

9 de dezembro de 2025

Carreta da Odontologia é inaugurada em SP com foco em mulheres e crianças

9 de dezembro de 2025

Posts recentes

  • ASSISTA: Glauber Braga ocupa mesa diretora da Câmara e é retirado à força
  • Motta pauta para hoje o PL da Dosimetria, que pode reduzir pena de Bolsonaro
  • Prestação de contas do Estado referente a 2024 é julgada regular pela Comissão de Finanças da Alesp
  • Cotia passa a oferecer programa de capacitação para pessoas com mais de 60 anos
  • Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades em estabelecimentos

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Follow Us

Recent Posts

  • ASSISTA: Glauber Braga ocupa mesa diretora da Câmara e é retirado à força

    9 de dezembro de 2025
  • Motta pauta para hoje o PL da Dosimetria, que pode reduzir pena de Bolsonaro

    9 de dezembro de 2025
  • Prestação de contas do Estado referente a 2024 é julgada regular pela Comissão de Finanças da Alesp

    9 de dezembro de 2025
  • Cotia passa a oferecer programa de capacitação para pessoas com mais de 60 anos

    9 de dezembro de 2025
  • Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades em estabelecimentos

    9 de dezembro de 2025

Categories

  • Campinas (93)
  • Cultura (87)
  • Destaque (60)
  • Destaque II (56)
  • Destaque III (116)
  • Destaque IV (76)
  • Economia (195)
  • Esporte (5)
  • Estado de São Paulo (79)
  • Interior de São Paulo (137)
  • Nacional (188)
  • Política (293)
  • Região Metropolitana de São Paulo (6)

Correio da Manhã São Paulo

Uma publicação do Jornal Correio da Manhã.

  • Email: correiodamanha@gmail.com

Links

  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie Conosco
  • Relações de Midia
  • Conformidade

Termos de Uso

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Declaração de Acessibilidade
  • Ratsreamento de Dados

Newsletter

Últimas Notícias

Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades em estabelecimentos
Assembleia Legislativa de SP aprova projetos voltados a educação, saúde e cultura
Carreta da Odontologia é inaugurada em SP com foco em mulheres e crianças
União Brasil decide expulsar Celso Sabino

©2025 – Todos os direitos reservados.
Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.

Facebook Twitter Instagram Youtube
Correio da Manhã SP
  • Home