A Câmara Municipal de Campinas passa a disponibilizar um aplicativo (App) de software móvel que permite a qualquer cidadão entrar em contato direto com os vereadores para encaminhar demandas de serviços públicos da cidade. Batizado de Câmara Cidadã, o App está disponível para download gratuito em celulares que utilizam os sistemas Android ou IOS.
Ao instalar, é preciso preencher os dados para fazer login. Depois basta clicar em “abrir demanda”, selecionar para qual vereador será encaminhada a solicitação, selecionar o tipo de demanda, fazer um resumo de até 200 caracteres e depois detalhar em um texto de até 10 mil caracteres.
Em seguida, é possível anexar uma imagem, colocar o endereço ou a localização (pelo GPS do celular) e a localização, inclusive, do local da demanda. E clicar em “enviar”. A demanda será enviada para o gabinete de um dos 33 vereadores de Campinas.
O Câmara Cidadã, que ganhou esse nome após uma consulta popular no site oficial do Poder Legislativo, permitirá ainda que os gabinetes organizem o gerenciamento das solicitações enviadas, além do controle das providências tomadas, principalmente junto à Prefeitura, e a geração automática de documentos, como Indicações, Ofícios e Requerimentos.
Assim, por exemplo, o usuário do sistema poderá fazer um pedido de serviço, como poda de árvore ou mesmo uma operação tapa-buraco, informando primeiro o nome do parlamentar para acompanhar a demanda, e depois inserir dados como o endereço do local, enviar imagens ou mesmo apontar a localização em mapa e descrição completa da demanda.
“Cada vez mais a tecnologia faz parte da vida das pessoas. E estamos incorporando as novas formas de comunicação online para aproximar ainda mais a população da Câmara Municipal. Sem contar a agilidade e praticidade que o cidadão poderá ter, com o aplicativo, para acionar os vereadores”, explica Luiz Rossini, presidente da Casa.
O sistema tem como objetivo economizar esforços e recursos na solução das ocorrências. Por meio de uma interface de cadastramento, o vereador ainda terá como conhecer a qualidade de atendimento das secretarias e autarquias municipais envolvidas em cada processo.