Duas clínicas de estética foram interditadas nesta quinta-feira (5) em Campinas durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária após denúncias de funcionamento irregular e aplicação de medicamentos para emagrecimento sem autorização médica. Uma farmacêutica foi presa em flagrante no local.
A ação foi conduzida por policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da DEIC, com apoio de fiscais sanitários. Os estabelecimentos ficam nos bairros Jardim Guanabara e Jardim Flamboyant.
No Jardim Guanabara, a equipe encontrou 19 frascos de substâncias emagrecedoras injetáveis, suplemento vitamínico vencido e toxina botulínica armazenada fora da temperatura adequada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, documentos apreendidos indicam que o local funcionava simultaneamente como clínica de estética e farmácia, com indícios de fracionamento e envase clandestino de medicamentos.
Uma mulher que atuava como farmacêutica foi presa em flagrante. Ela foi indiciada e encaminhada à Cadeia Pública de Paulínia, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado na 1ª DIG, e as investigações continuam.
Já no estabelecimento do Jardim Flamboyant, a Vigilância Sanitária identificou uma série de irregularidades sanitárias e estruturais. Entre elas, a realização de procedimentos injetáveis e uso de equipamentos sem licença, ausência de responsável técnico habilitado e aplicação do medicamento Tirzepatida (Mounjaro) sem autorização para atividades médicas.
A fiscalização também apontou prontuários desorganizados, falta de laudos de manutenção e calibração de equipamentos e condições inadequadas de higiene, com móveis sujos e agulhas e seringas armazenadas de forma irregular.
De acordo com a Prefeitura, no Jardim Guanabara também eram realizados procedimentos de emagrecimento com Tirzepatida e Semaglutida sem autorização sanitária.
As inspeções ocorreram após denúncia anônima. Os produtos foram apreendidos pela Polícia Civil, e os responsáveis pelos estabelecimentos têm prazo de 10 dias para apresentar recurso administrativo.