Com a aproximação do fim do ano, aumenta a demanda por profissionais nos setores de comércio e serviços em São Paulo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), disponibiliza 1.986 vagas, com destaque para funções em alimentação, como garçom e cozinheiro.
Segundo a FecomercioSP, o varejo paulista movimentou mais de R$ 1 trilhão em 2024, impulsionado por datas comemorativas e pelo pagamento do 13º salário, período que também intensifica contratações temporárias. Entre as oportunidades oferecidas estão: atendente de lanchonete (511 vagas), cozinheiro (160), repositor (156), garçom (132), barman (45) e atendente de lojas e mercados (982).
Os interessados podem se candidatar presencialmente em qualquer uma das 200 unidades do PAT no estado, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho física ou digital. Também é possível se inscrever pela plataforma digital Trampolim (www.trampolim.sp.gov.br), iniciativa da SDE que integra serviços de capacitação, empregabilidade e desenvolvimento regional, oferecendo cursos e orientação profissional gratuitos.
Para Mariana Rodrigues, subsecretária de Empregabilidade e Inclusão Produtiva da SDE, os PATs “conectam trabalhadores às vagas disponíveis, oferecendo orientação e facilitando o encaminhamento aos processos seletivos”.
Exemplo de sucesso é o de Tatiane Borges de Oliveira Vasconcellos, de 28 anos, que conseguiu emprego como auxiliar de cozinha no início de novembro após ser orientada pela unidade do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. Tatiane relata que a experiência tem aprimorado suas habilidades e autonomia, além de proporcionar estabilidade financeira.
A rede de PATs atua como referência nas políticas públicas de emprego e renda, enquanto a SDE mantém programas de capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e atração de investimentos com foco no desenvolvimento regional.
Mais informações sobre endereços e vagas estão disponíveis em: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/
e www.trampolim.sp.gov.br.